sábado, 9 de abril de 2011

Tragédia

Sabe, diante de toda essa tragédia da escola de Realengo, no Rio, uma coisa ficava sempre martelando na minha cabeça. Eu ficava pensando em quantos homens como esse a sociedade estava criando. Tudo bem, ele era doente e podemos esconder tudo, colocar a culpa na doença, chamá-lo de monstro e acabou. Mas não é bem assim, é? Desde pequeno o comportamento dele já era estranho, mas, pelo que vi, não teve ninguém que buscou orientá-lo. Pelo contrário, ele era alvo na escola. Alvo de apelidos, risadas, chacotas. Imagina a mente já perturbada de alguém ainda tendo que aguentar o bullying na escola. 
Mas, veja bem, não estou dizendo que isso justifica o que ele fez. Não justifica mesmo. Continua sendo algo cruel e desumano.
O que estou dizendo é que a sociedade tinha a forma de evitar que isso acontecesse. E ela tem todo dia. Todo dia, mais uma criança é alvo de escárnio. Dentre elas, uma pode ficar martelando isso na cabeça por toda sua vida. Uma delas pode ser doente. E uma delas pode resolver se vingar em cima de outras crianças que nada tinham a ver. Mas alguém poderia, lá no começo, ter oferecido uma mão, um sorriso, uma proteção e muito provavelmente ter iluminado uma criança desprotegida, evitando tudo o que viria depois, ao invés de apenas rir com os outros.
E é isso o que falta. E é isso que irá faltar enquanto as pessoas não pararem de olhar para o próprio umbigo e perceber que existem outras pessoas a sua volta. Pessoas que tem mais temores que sonhos, pessoas que não tem tanta coragem de encarar as outras, pessoas que precisam de ajuda para aprenderem a ser independentes. Pessoas que precisam de ajuda e não de apelidos.


... Não sei se me fiz entender. Mas eu acho que é isso. 


Enfim.


PS: Aliás, mudando totalmente de assunto, da pra acreditar que eu recebi uma MP no Fanfiction.net de uma menina querendo praticamente me matar porque eu falei mal da Lenalee - personagem de um anime, para quem não sabe - em uma fic que NEM ERA DELA? Tipo, oi, ela disse que eu tinha inveja da Lenalee ou algo assim. Isso mesmo. Inveja de um desenho. ... Caralho, ninguém tem mais porra nenhuma pra fazer mesmo.

1 comentários:

Tangs disse...

RECEBI A MESMA MP. REFLITA.